[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”30901″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Marketing Digital para Academias de Ginástica

Porquê investir em Marketing Digital para Academias de Ginástica

O maior problema que as academias de ginástica sofrem é enfrentar os altos índices de rotatividade. Em meses frios, o volume é muito baixo e em meses quentes é alto demais. Essa sazonalidade tem a ver com a forma passiva com que adquirem clientes, ou seja, vendem somente para quem vai ao local conhecer o espaço e saber preço. A consequência disso é ficar na dependência da motivação das pessoas em procurá-los, presencialmente ou por telefone, por isso é necessário o Marketing Digital para Academia de Ginástica.

Equipamentos novos, ampliação do espaço físico, aumento do quadro de horários, entre outras medidas, muitas vezes, não são suficientes para manter e atrair novos alunos, pois não estão embasadas em pesquisas aprofundadas. Diante desse quadro, o Marketing Digital para Academia de Ginástica auxilia na obtenção de resultados mais assertivos, através da compreensão da real necessidade do público-alvo.

Atendemos: Academias, Cross Fit, Clubes, Studios, Personal Trainer, Academia de Luta, Academia de Ballet

DADOS IMPORTANTES: dados fornecidos pela ACAD (Associação Brasileira de Academia de Ginástica), 60% dos alunos abandonam a academia após 45 dias do início das atividades e apenas 49% frequentam a mesma academia por mais de 1 (um) ano.

No Brasil, segundo o Global IHRSA Report, somente 4% da população faz alguma atividade física regularmente.

Geralmente, o foco para atrair clientes se concentra nos 4% enquanto os 96% restantes ficam esquecidos.

PARA PENSAR: As academias motivam e atraem as pessoas (96%) que não praticam atividade física regularmente?

Alguns passos que podemos lhe ajudar com o Marketing Digital:
1º Passo – Identificar o cliente através do site da Academia e presencialmente
Saber quem está acessando o site, qual seu interesse, horário que acessa, quais atividades procura e se estas pessoas ainda não são alunos ou são ex-alunos querendo voltar.

Para saber quem está acessando o site através do preenchimento de um formulário, basta dar algo em troca (cálculo de IMC, aula teste, dicas de treino, etc.). Assim, saberá mais detalhes sobre ele. Diante dessas informações, um Lead será qualificado (Lead é a pessoa que deixa um contato dele para a empresa) e saber se é um potencial cliente ou não.

Presencialmente, identificar os objetivos e histórico do cliente (se freqüentou outra academia, o tempo e porque desistiu) através de um formulário que deverá ser preenchido no ato da matrícula.

2º Passo – Contato com o Lead
Fazer contato através de telefone ou email convidando para uma visita ou uma aula teste.

3º Passo – Utilizar um CRM para gerenciar a carteira de clientes
CRM = Customer Relationship Management, termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Um CRM é importante para cadastrar e segmentar os clientes por objetivos, idade, histórico e outras informações relevantes.

Existem várias opções de ferramentas de CRM com custo baixo, ou algo simples, como uma planilha de EXCEL.

4º Passo – Profissional responsável em acompanhar os clientes
Designar um profissional que fique responsável pelo acompanhamento e encaminhamento dos clientes, de acordo com as informações levantadas através do CRM.

5º Passo – Envio de email marketing
E-mail marketing auxilia o acompanhamento do cliente. Com informações, dicas de saúde que são enviadas periodicamente estreitando o relacionamento.

6º Passo – Pesquisa de satisfação
Fazer pesquisas de satisfação periodicamente através de questionamentos que possam orientar em relação às mudanças que deverão ser promovidas.

CONSIDERAÇÕES

O Marketing Digital para Academias de Ginástica favorece também a realização de eventos promocionais com objetivos de conversão de vendas: eventos instrutivos para promover novas modalidades; palestras e workshops sobre saúde.

Criar ações de acompanhamento do cliente e um atendimento diferenciado é primordial para a satisfação do cliente e combater a rotatividade.

Mais importante do que atrair novos clientes, é mantê-los fiéis por um longo período.

Saiba o que mais podemos fazer juntos!

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