HABILIDADE ESSENCIAL NA CARREIRA

POSTAGEM-1704-final - agencia Ideia carioca

 A HABILIDADE ESSENCIAL NA CARREIRA QUE TODO MUNDO PRECISA, MAS 90% DAS PESSOAS NÃO TÊM

Em sua coluna na Forbes, a especialista em Recursos Humanos Liz Ryan conta qual a capacidade que todos os profissionais precisam ter e explica porque ela é tão rara.

 

Para Liz Ryan, a habilidade profissional mais importante ainda hoje, mesmo em tempos tecnológicos, consiste em algo simples e não técnico. Uma competência que, apesar de ser útil a todos os trabalhadores, poucos a têm:

“A CAPACIDADE DE PERCEBER QUANDO O VENTO MUDA DE DIREÇÃO – E REAGIR.”

 

Segundo ela, a maioria das pessoas consegue sentir o ‘vento mudando de direção’, mas o ignoram. “Elas esperam muito tempo para assumir o controle da situação – mesmo quando a situação afeta diretamente sua vida e meios de subsistência”, diz.

“Os seres humanos resistem à mudança e essa resistência nos prejudica. Precisamos ser mais ágeis e prontos para avançar a qualquer momento se quisermos sobreviver e prosperar no mercado de trabalho do novo milênio.”

 

A fim de ilustrar como as pessoas evitam grandes transições, a especialista cita o que considera desculpas que todos “dizemos a nós mesmos” para fugirmos das mudanças:

1 – “Meu trabalho não está tão bom agora, mas vai melhorar.”

2 – “Estou farto da faculdade e realmente não quero trabalhar nessa área quando me formar, mas investi tempo e dinheiro, então vou terminar meu curso.”

3 – “Sou mal pago no trabalho e meu chefe me trata muito mal, mas pelo menos, tenho um emprego.”

4 – “Meu médico diz que meus problemas de saúde estão relacionados ao estresse, mas eu não tive a chance de sentar e pensar sobre o que eu poderia fazer para diminuir meu estresse.”

Liz Ryan recomenda que as pessoas não se enganem por estas “justificativas” e pensem: só temos duas coisas para contribuir para o mundo. Uma é o nosso tempo e a outra é o nosso talento. Precisamos investir essas coisas onde elas vão fazer o melhor – e isso significa investí-las onde as pessoas sabem o quão valioso é o nosso tempo e talento.

Fonte: https://www.napratica.org.br/

Leave a comment