6 Dicas de Marketing para pequenas empresas

6 Dicas de Marketing para pequenas empresas

Investir na marca e no atendimento
Pontos cruciais para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio.
Se você é dono de uma pequena e média empresa, tem que ter como principal foco para crescer, o investimento na marca e a na divulgação de seus produtos ou serviços. Para isso, é preciso definir algumas ações para que você e sua equipe fortaleçam seu negócio utilizando o Marketing.

A equipe da Agência Ideia Carioca selecionou seis dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa. Confira:
1 – Invista nas redes sociais
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet(site) ou perfis nas principais redes sociais é hora de criar. Cada vez mais, as pessoas compram e discutem marcas, produtos e serviços pela rede e as empresas que resistirem a esta realidade, poderão perder clientes e deixar de atrair novos, pois as redes sociais são um forte canal de comunicação com os clientes, sendo possível ouvi-los e assim, melhorar e implementar mudanças no seu negócio seguindo a demanda de quem compra e consome.

2 – Construa uma marca forte
Mesmo não sendo conhecida por um grande público, é importante para a sua empresa, consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, é preciso ter bem definido:

Missão – (a razão de existir de uma empresa – seu propósito)

Visão – (o que a empresa aspira ser).

Valores – (princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes das pessoas que buscam atingir a visão).

Funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, pois são eles quem a divulgam. Além disso tudo dito acima, você deve criar uma identidade visual padronizada, que vai desde o cartão de visitas até o layout do site.

3 – Ofereça um bom atendimento
A impressão que o cliente tem em relação a imagem da sua empresa, é tão importante quanto o produto ou serviço que você oferece. Antes, durante ou depois da venda, é indispensável ter um ótimo atendimento, ou seja, responder às solicitações e reclamações dos clientes com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente sua equipe e dê o mais rápido possível para atender às dúvidas e objeções. Com um atendimento bem definido e eficiente, fica fácil receber sugestões e implementar mudanças e melhorias, para então, atender as expectativas do cliente.

4 – Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo, é analisar todos os fatores externos e internos que influenciam o desempenho da sua empresa. Entender como funciona o comportamento do cliente e conhecer seus concorrentes, ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma com um responsável para cada ação.

5 – Calcule o retorno do marketing
Ao criar campanhas de divulgação da marca na internet, faça uso das métricas de marketing para calcular o resultado.

Essa semana, a Segs – Portal Nacional de Seguros publicou um post muito interessante dando dicas de como empreendedores podem ingressar nos meios digitais.
O que nos chamou a atenção foi que as dicas dadas complementaram as nossas.
Acesse e confira: http://www.segs.com.br/seguros/71868-cinco-dicas-para-as-empresas-ingressarem-nos-meios-digitais.html

Algumas exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, podem ser percebidas rapidamente no dia a dia da empresa. Antes de uma ação, defina quem é o seu público-alvo e qual o resultado que você deseja. Crie uma planilha para comparar o objetivo da estratégia com o resultado conseguido. Além disso, compare os números do período anterior para calcular o impacto da campanha.

6 – Informe-se e estude, sempre!!
Caso você não tenha formação em administração ou em marketing, os livros e a internet podem ser uma boa fonte de consulta. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual você pode tirar proveito.

Mas caso não tenha tempo para a pesquisa e para a execução das campanhas na internet, nos colocamos à disposição para conversarmos.

Um abraço e até o próximo post.

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